12 março, 2012

Uma bebida e um amor, sem gelo. Por favor!

Género: Romance (Chicklit)
Autor: Liliane Prata
Quem quizer o livro deixa o e-mail aí nos comentários que eu envio. 
Oiii Pessoas bonitas :) Acabei de ler o livro, ''Uma bebida e um amor, sem gelo. Por favor ''. Que título interessante né? Pois é. O livro é muito mais. A autora é Liliane Prata que escreveu também os livros: À Revelia, e O diário de Débora 1 e 2 e foi colunista da revista capricho.


As personagens principais do livro são Marina e Rafaela.
Marina tem 24 anos e é publicitária. Uma jovem de classe média, bonita e muito divertida. Mas não tem sorte no amor. Ela já teve casinhos com muitos homens mas eles sempre acabam desaparecendo sem dar explicação. O relacionamento mais longo que ela já teve foi com Gustavo, colega da agência publicitária onde ela trabalha, e o namoro durou 3 meses. Terminaram porque Gustavo traiu-a com a nova estagiária da agência.
Marina está solteira, ou melhor: Marina está totalmente encalhada. Ainda mais agora que a sua colega de quarto está de casamento marcado e não fala de outra coisa, e tem que ver todos os dias o seu maldito ex. Marina sente-se um lixo...Até que o seu chefe dá-lhe o trabalho de fazer um anúncio para um site de relacionamentos. Sem saber por onde começar, o chefe sugere que ela entre num chat e se inspire para o anúncio. Depois de muito pensar e repensar, acaba entrando num chat usando o nome ''Sozinha/24'' e conhece Rafa.

Rafaela é uma arquitecta, e lésbica assumida. Muito madura e equilibrada. Enfim...Uma mulher independente e bem resolvida. Certo dia após uma desilusão amorosa, resolve entrar numa sala de chat usando o nome ''Rafa/27'' para sair da rotina e talvez desabafar com alguém. É aí que conhece Marina e foram conversando sobre vários assuntos e envolvendo-se cada vez mais. Rafaela percebe que Marina pensa que ela é um homem, e não diz que é mulher porque sabia que se o fizesse a conversa iria terminar e não era isso que ela queria. Os dias foram passando e elas foram falando...Marina conseguiu até inspiração para o anúncio. Rafaela sentia-se culpada por estar a enganá-la, mas já estava totalmente apaixonada... Começaram a namorar virtualmente e marcaram finalmente o encontro tão esperado.


Marina ficou chocada quando soube que ''Rafael'' era na verdade ''Rafaela''. Ficou muito magoada e com raiva, mas depois de mais algum tempo elas voltaram a encontrar-se  e Marina foi obrigada a rever todos os seus conceitos e preconceitos...


O livro mostra que o que realmente importa é viver um intenso amor, sem pensar na opinião dos outros, no passado ou em como será o futuro. E sim, que o presente vale ser aproveitado da melhor forma.
Escrito de uma forma leve, jovem e muito actual. O leitor morre de rir com a imaginação e forma de pensar da Marina. Vale a pena ler para uma boa dose de gargalhadas e reflexão, sem gelo por favor!
Ponto Negativo: Achei a personagem Marina muito superficial, mesquinha e dramática. Só pensa nela e nos seus problemas, pensa ser o centro do mundo. Pois por estar infeliz no amor ela não ouvia de boa vontade e nem ajudava a sua amiga com os preparativos do seu casamento.

Ponto Positivo: Nunca tinha lido livros que abordam temas como o homoxessualismo e preconceito...Mas não mudei muito a minha forma de pensar sobre isso. Mulher é para homem e vice-versa!
Aprendi muita coisa e dentre elas que ninguém tem nada a ver com as escolhas do outro e que devemos apenas respeitar. Aprendi também que relacionamentos nós construimos com o tempo dosando amor e paciência.