21 agosto, 2012

Criando hábito pela leitura


Ultimamente o que não falta são meios de comunicação. Telemóveis, Computadores, Ipads, rádio, televisão e milhares. E nos tempos livres dá-nos vontade de fazer muita coisa tipo ouvir música ou estar no facebook, mas e a leitura? Poucos adolescentes têm o hábito de ler, o que é muito mau.
A leitura liberta a nossa imaginação, ajuda-nos a aprender palavras novas e torna-nos de certo modo mais inteligentes e capazes de desenvolver uma conversa decente.

Ler também é um passatempo bom. E para quem está disposto a criar hábito pela leitura, eu trago hoje algumas dicas.


  • Descobre qual é o teu gênero literário - Existem livros de todos os estilos e feitio, procura um que tu gostes, que fale sobre um tema do teu interesse. Algumas opções são romance, fantasia, biográfias, drama, aventura, auto ajuda, religiosidade e muitos outros!

  • Lê blogs, revistas e jornais - Começar por textos mais curtos é bom. E em blogs e revistas poder ler crônicas e textos divertidos. No jornal as notícias são curtas, tu podes ir lendo e estar informada ao mesmo tempo.

  • Arranja um espaço literário- Ler é um passatempo que deve ser praticado em locais calmos, arejados, iluminados e confortáveis. 

  • Acompanha com uma música - Isto é relativo. Eu por exemplo leio muito bem com uma música no fundo, mas outras pessoas não suportam ler com música. Tenta fazer isso uma vez e se gostares continua. Mas não é obrigatório.

  • Conversa com outras pessoas- Trocar experiências é bom, trocas livros é bom também. Pede sugestões aos teus amigos que lêem, pesquisa na internet sobre os livros do teu interesse, entra em chats de leitura, grupos no facebook. Ah, eu sugiro um:  Amigos da leitura.

  • Fica sempre com um dicionário e marcador- Dever ter um dicionário perto para pesquisar as palavras que não souberes o significado e um marcador para apontares as passagens que mais gostares no livro.
Ler deve ser por prazer e não por obrigação. Segue estas dicas e viaja pelo mundo maravilhoso da leitura!
Ler é sexy, acredita em mim!