08 novembro, 2012

Quero ser modelo. E agora?

 
A moda é um ramo industrial que tem atraído muitas raparigas. Na televisão nós vemos muitos desfiles e mesmo em revistas vemos o glamour do mundo da moda, as viagens, as roupas e sapatos luxuosos, maquilhagens deslumbrantes e sem falar da quantidade de gente bonita.
Mas ser modelo não é tão fácil quanto parece, é cansativo e difícil como qualquer outro trabalho. 

Ser modelo não depende somente da tua vontade e da autorização dos teus pais e sim de um conjunto de factores externos e interno:

Não tenhas pressa

 Existem muitas agências e olheiros enganadores, com falsas promessas e que podem até ter intenções maldosas, isso estamos fartas de ver nas novelas.

O que é ser modelo?

No mundo da moda existem alguns padrões de beleza e por vezes as modelos com traços fortes e únicos podem ter mais vantagens que outras.
Existem dois tipos de modelos: Modelo Fotográfica e Modelo de Passarela

As modelos fotográficas não têm padrões a seguir, podem ser altas, magras, baixas, cheinhas, velhas ou jovens. Tudo depende do gosto da agência. Estas modelos são chamadas para publicidades na televisão ou nas revistas. 

As modelos de passarela é que são seleccionadas de forma mais rigorosa, devem ser altas e magras o resto depende do gosto do estilista ou agência. Normalmente exigem uma altura a partir de 1,70m, 58kg e quadril que não ultrapasse os 87cm. Mas já existem modelos pluz size, em Angola não sei mas no exterior as gordinhas também têm um espaço neste ramo.

Como ter atitude de modelo?

Toda modelo deve ter atitude ao desfilar e posar para fotos, ela deve transmitir emoções para quem vê. Uma boa modelo conta uma história aos que observam as suas fotos. Isso não é fácil e por isso deves ir treinando sempre, assiste a desfiles de moda e imita as modelos, vê editoriais de moda, cria as tuas próprias poses e exercita a tua auto-estima e confiança.
Cuida da tua imagem, é importante teres um estilo próprio e para isso não precisas ter várias roupas e sim saber usar as que tens, inspira-te nas tuas cantoras preferidas, nos looks da Internet e não tenhas medo de ousar, mas também não fujas do estilo e etiqueta. Quanto mais original é sempre melhor!

Como encontrar uma agência?

Hoje em dia eu acho que ficar sentado a espera que as oportunidades caiam do céu já não é solução. Não mesmo. Nós passamos horas e horas nas redes sociais e a Internet dá-nos uma variedade de sites para visitar. Então por que não usar isso a nosso favor?
Muitas agências têm páginas no facebook, procura por elas, manda mensagens com as tuas fotos e e forma educada diz que queres ser modelo e gostarias de saber mais sobre os requisitos para entrar na agência e coisas do tipo... Podes fazer um book por conta própria, existem fotógrafos bons que cobram um preço barato. Corre atrás, as coisas não caiem no nosso colo! Fala com pessoas ligadas a este mundo, pesquisa cursos online na Internet. Ah, e podes participar em concursos também, como o Elite Model Look, por exemplo. Pede a ajuda dos teus familiares e amigos, quando menos esperares já és uma super modelo.