05 fevereiro, 2015

De volta às aulas: Organização em acção


As férias parecem sempre muito curtas para fazer tudo o que temos vontade, e quando damos conta já é Fevereiro.


Muitos vão entrar para uma nova escola, começar um novo ciclo e infelizmente alguns vão repetir a classe. Se este último é o teu caso, pensa pelo lado positivo e aproveita este ano para mostrar todo teu potencial. Guarda os cadernos da ano anterior para consultares sempre que necessário. Já imaginaste o quanto será fixe o facto de saberes tudo que muitos estão a aprender pela primeira vez? Não? Então imagina.


Para que o regresso às aulas seja em grande estilo, o Agridoce vai dar-te algumas dicas sobre tudo.

O tema de hoje é: Organização.

Eu sei que no meio de tantas disciplinas é difícil manter o material sempre organizado, conseguir gerir as tarefas e ao mesmo tempo preparar-se para as provas de surpresa.
A seguir, deixo algumas dicas para uma melhor organização escolar.




1. Voltar à rotina: Durante as férias, não nos preocupamos com hora para dormir nem acordar. Nem sequer sabemos se é segunda ou domingo. Agora que começou o ano lectivo terás que dormir mais cedo e ter uma rotina mais regrada.



       

2. Listas: Faz uma lista de tudo que irás precisar ao longo do ano para cada disciplina. Desta forma, não serás do tipo de colega que pede sempre tudo emprestado. Lembra-te que há professores que não admitem a troca de materiais durante as provas. Disciplinas como Educação Laboral, EVP, Matemática, e  Direito para quem está no médio, exigem que tenhas o material todo em dia. Senta-te num lugar calmo e faz a lista de tudo o que irás precisar (lápis, borracha, compasso, régua, esquadro, Código civil, Lei Constitucional etc.) Sem esquecer dos livros didáticos que irão ajudar-te a compreender melhor a matéria e reforçar a explicação do professor. Certifica-te também que tens um caderno para cada disciplina. Depois disso, baza para as compras! :) 

Uma dica para poupar dinheiro: O material escolar fica mais caro em Janeiro e Fevereiro. Então, podes esperar até Março/Abril para terminar as tuas compras.

3. Calendário: Utiliza um calendário para apontar as datas mais importantes do ano lectivo e para te ajudar a gerir melhor o tempo. Podes usar o calendário do telefone, fazer um manualmente ou imprimir este da imagem abaixo.



4.  Actualizar o telefone: O telefone é um dos causadores da falta de atenção nas aulas. Uma mensagem no whatsapp ou notificação no instagram é capaz de nos fazer abandonar os cadernos.  Então, por que  não usar a tecnologia a nossa favor? Estar conectado nem sempre significa estar longe dos estudos. Baixa estas aplicações e vais perceber sobre o que estou a falar.


  • Estuda fácil free
  • Cola Matemática
  • LookBio (Para estudar Biologia)
  • KnowBook (Para criar grupos de estudo online e compartilhar conhecimentos)
  • Aprender Inglês Agora
  • Quem quer milhões
  • Mundo Geografia
  • Angola- A História
  • História Geral
  • Agenda do Estudante (Apenas para Android)
  • My script calculator
  • Formula Free

5. Faz apontamentos: Durante às aulas, é importante prestares atenção a explicação do professor e apontar os pontos mais importantes. Estas anotações vão ajudar-te na hora de estudar. Toma atenção para não fazer apontamentos nos cadernos onde escreves a matéria mas num bloco de notas a parte (que terá que estar sempre contigo).  Uma boa ideia sublinhar com marcadores e dar significados a cada uma das cores. 

Ex: Vermelho: Vai sair na prova
Rosa: Importante
Amarelo: Interessante



6. Consulta o horário: Aponta o horário escolar numa folha A4 e tira cópias para colar em cada um dos teus cadernos. Ou, se tiveres boa memória basta uma cópia e coloca em qualquer lugar do teu quarto. Um dia antes, vê quais serão as disciplinas do dia seguinte e faz as tarefas a tempo. Utiliza também este horário como guia de estudo. E todos os dias, antes de dormir, lê as matérias que terás no dia seguinte. Normalmente, os professores seguem o programa do livro, então podes ter uma ideia de como será a aula seguinte. Prepara-te e arrasa!

7. Local de estudo: Eu sou do tipo de pessoa que estuda em qualquer lugar, mas isso não é bom! O estudo exige um local calmo. O ambiente ideal para estudar deve ter boa iluminação, nenhuma confusão. Uma mesa e cadeira é o ideal. 



9. A arrumação: A tua pasta deve estar sempre limpa e arrumada. É bom que tenhas um estojo, para não perder as lapiseiras e objectos mais pequenos. Arruma tudo um dia anterior, para não esqueceres nada durante a troca de uma pasta para outra. 

10. Reserva tempo para ti: O facto de ser estudante não significa que precisas deixar de ter vida social. Por isso, é importante que haja organização. Partilha estas dicas com os teus amigos e colegas, para terem bom rendimento escolar e muito tempo livre para diversão.


Partilha no facebook e deixa aqui o teu comentário. Estás pronto para o início do ano lectivo? Quais são os teus métodos de organização?