11 abril, 2016

Whatsapp anuncia uso da Criptografia End-to-End

Autor: Bernardo Martins ''Nepias''
A aplicação Whatsapp anunciou recentemente o uso da criptografia End-to-End (conversão de mensagens em código secreto do emissor para o receptor), nas comunicações realizadas a partir da aplicação.
Detida pela empresa Facebook Inc, a aplicação passará a utilizar um método de segurança capaz de assegurar que após o envio de qualquer mensagem, apenas o destinatário ou grupo de destinatários terão acesso ao respectivo conteúdo, desde que estes disponham da versão mais actualizada. Leia antes as FAQs disponíveis no site oficial.
A medida de segurança dificultará o acesso as informações dos utilizadores envolvidos em actos malévolos, por parte das autoridades, e porisso poderá gerar alguma polémica. Recorde-se que no passado, a semelhança de outros provedores, a aplicação enfrentou um processo judicial neste âmbito.
Portanto, deve haver um esforço conjunto entre governos e empresas provedoras de serviços tecnológicos, no sentido de alinhar a legislação vigente nos distintos países as respectivas politicas de segurança dos provedores, com vista assegurar a privacidade dos utilizadores, e estes devem dosear o armazenamento de informações que, em caso de vazão, atentem o pudor.
Afinal, a criptografia pode ser quebrada!

Bernardo Martins