24 julho, 2016

Benefícios de Cuidar da Saúde Mental

O cuidado com nossa saúde mental é fundamental para obtermos benefícios em nosso corpo também. Uma saúde desequilibrada não causará resultados positivos em nosso organismo, pois faltará energia e força de vontade para realizar qualquer atividade ou persistir em uma dieta saudável.



E para mudar isso o que mais se recomenda é a prática de atividades físicas, aliada a boa alimentação ou ao contrário, pois o que importa mesmo é se cuidar e por completo. Os benefícios são inúmeros quando mudamos nossos hábitos, deixando o sedentarismo de lado e melhorando a alimentação.


Não somente trará resultados positivos para a saúde mental, mas na questão de estética corporal e perda de peso também. Fortalece e define os músculos, traz um aumento na atividade cardiopulmonar, além do que, ficar com um corpo bonito é o desejo de muita gente, não é verdade? Atividade física é fundamental Milhares são os benefícios de uma saúde mental equilibrada. O corpo e mente sempre tem que andar lado a lado para não haver desequilíbrio.


A prática constante de atividades físicas, reduz em uma porcentagem alta, os problemas de saúde que podemos enfrentar cono diabetes, osteoporose, hipertensão, doenças degenerativas e crônicas, doenças coronarianas e diminui os riscos de sofrer transtornos psíquicos como a depressão e a ansiedade. Veremos a seguir os benefícios e as reações de uma mente e um corpo saudável:

  • Xô Ansiedade – a prática regular de exercícios físicos como caminhada, corrida, andar de bicicleta, entre outras, produzem efeitos semelhantes às de um medicamento antidepressivo, além de obter total proteção no organismo dos efeitos agressores que o estresse pode causar em sua saúde mental e física. Toda atividade física tem que ser controlada e progressiva, procure sempre estar acompanhada de um profissional para ajudar na execução correta do exercício. Outro importante fator é de sempre monitorar a intensidade do exercício, obtendo o mínimo e máximo de batimentos cardíacos feitos em uma avaliação clínica e atendimento psiquiátrico regular.
  • Adeus Depressão – no tratamento da depressão, a atividade física, é considerada bastante eficaz. E não fazendo uma relação de atividades e sim, somando todo e qualquer movimento do corpo que tenha um gasto calórico maior como correr, subir escadas, caminhar e até varrer a casa, por exemplo. Agora, quando falamos em exercícios físicos, seria como algo com planejamento repetitivo como a ginástica localizada, corrida intensa e musculação. Mas, ambos trazem benefícios incríveis para a saúde, tanto física quanto mental. Pois, há um aumento de oxigenação no cérebro e assim melhora sua atividade e protege os neurônios. Não pare de tomar nenhum remédio para o seu problema, apenas utilize essas dicas como auxílio na prevenção e coadjuvante no tratamento.
  • Melhora da Memória em Geral – com a prática de atividades físicas aeróbicas, as funções cognitivas também melhoram, pois os exercícios contribuem para manter o cérebro íntegro, melhora do sistema cardiovascular, amplia a memória e promove força muscular. Algumas pesquisas relatam que a prática de uma atividade física, como caminhar por exemplo, pelo menos 3 vezes na semana por 60 minutos, pode melhorar significativamente a sua agilidade, o humor, a coordenação motora, sua atenção, foco, concentração e memória. Sugerindo que, principalmente, as mulheres façam exercícios aeróbicos específicos para obter uma melhora cognitiva e ter uma alternativa que passa longe de medicamentos.

Em relação a todos esses benefícios ao cuidar da saúde mental e física, podemos destacar a melhora nos estudos também, que é importantíssimo para qualquer estudante em qualquer nível escolar. O aproveitamento do estudo é muito maior quando a saúde mental está equilibrada e poderá até obter novidades na hora de estudar, podendo encontrar novos métodos, formas de concentração e foco para passar naquela prova difícil do vestibular ou de um concurso público.

Essa é a dica de hoje pessoal, obrigada pela visita! Comentem o que acharam ;)

Beijooos, Eliza.