10 julho, 2010

Os Métodos Atuais de Emagrecimento e Seus Perigos

Olá! Sou Eliza, editora da coluna Vida Saudável aqui do Blog Agridoce. É um prazer estar escrevendo e compartilhando ideias com vocês, espero que gostem, acompanhem e comentem comigo tudo o que pensam sobre os temas abordados.
Sem mais delongas, vamos ao artigo que hoje tem dado o que falar em todas colunas de saúde pelo mundo:

Emagrecer x Métodos Atuais


Um desejo unânime da sociedade, é a perda de peso. Quem nunca realizou alguma dieta que atire a primeira pedra. Atualmente, existem milhares de métodos que prometem um emagrecimento rápido e eficaz, entretanto, esquecem de deixar claro quais são os perigos e possíveis efeitos desses métodos.
Se tem uma coisa que todos que desejam emagrecer esperam, é que os resultados sejam rápidos e sem muito sacrifícios, por isso, na maioria das vezes, se é optado por métodos que dizem ser milagrosos, os quais nem sempre trazem completos benefícios.
Indo mais além, resolvemos falar um pouco mais sobre os principais métodos utilizados para emagrecer atualmente, e que esquecem de deixar claro sobre os perigos oferecidos a nossa saúde.

Dietas restritivas


As dietas restritivas é um dos métodos mais utilizados para se obter a perda de peso em pouco tempo, entretanto, hoje você descobrirá que ela apresenta alguns riscos a nossa saúde.
As dietas restritivas, como o nome mesmo já diz, consiste em restringir certos alimentos. Sem dúvidas, você já deve ter ouvido falar em dietas como: "dieta da sopa", "dieta da lua", "dieta da melancia" e etc, essas são as famosas dietas restritivas.
O que acontece é que o nosso organismo necessita de várias substâncias para se obter um pleno funcionamento, como: gorduras, carboidratos e proteínas. E caso você opte por uma dieta restritiva, estará deixando de fornecer muitas das substâncias que o nosso organismo necessita,  consequentemente, acarretará danos a sua saúde, e efeitos colaterais para o seu dia a dia, como: cansaço excessivo, estresse, desânimo e etc.
Essas dietas fazem um grande sucesso pelo fato que trazem resultados rápidos, em poucas semanas, há um grande número de perda de peso. O que muitos não contam, é que após algum tempo, você engordará tudo novamente, normalmente, o dobro do que tinha antes de iniciar a dieta, surtindo assim, o famoso efeito sanfona.

Remédios


Não é segredo para ninguém que emagrecer exige alguns sacrifícios, por isso, quando um método apresenta uma enorme facilidade, muitos acabam optando por ele.
Um exemplo claro disso, é o consumo de remédios para o emagrecimento, que atualmente, viraram febre. Os remédios prometem uma enorme facilidade para a perda de peso, na maioria das vezes, prometem o emagrecimento sem que a pessoa se submeta a realizar dietas e praticar exercícios físicos, o que consequentemente atraí o olhar daqueles que desejam perder peso.
Sem contar que, por trás disso tudo, ainda existe a promessa de emagrecimento rápido. Por essa e outras, que muitos se iludem com a ideia de perder peso com a ajuda de remédios.
Apesar de todos esses benéficos ofertados pelos remédios, é necessário deixar claro os riscos que os mesmos apresentam. Em alguns casos, há até mesmo a proibição da venda de certos remédios, justamente por conta de seus efeitos colaterais.
Após anos de pesquisas, os efeitos colaterais apresentados pelas drogas de emagrecimento, foram revelados: dependência química, depressão, irritabilidade, arritmia cardíaca, aumento da frequência cardíaca, elevação da pressão arterial, entre outros.
Agora, basta para pensar um pouco, e notar que, perder peso, mas ganhar todos esses efeitos colaterais, não é um negócio nada benéfico. Por conta disso muitas pessoas usam os famosos remédios naturais ou chás, como por exemplo, o chá verde emagrece. que funciona muito bem! Está é uma alternativa melhor ao uso de remédio, mas nunca faça nada por conta própria, consulte sempre o nutricionista.

Sucos Detox

O último método inventado e que ganhou uma fama absurda, é o método dos sucos Detox. Quanto aos seus efeitos, eles são equiparados com os efeitos colaterais das dietas restritivas.
As dietas que envolvem sucos Detox, consistem em fazer uma desintoxicação do seu organismo, eliminando todos os malefícios presentes nele, incluindo o excesso de gordura. Mas, segundo essa dieta, é necessário que você consuma somente sucos durante alguns dias.
Assim como as dietas restritivas, as dietas de suco Detox acabam restringindo várias substâncias que o nosso organismo necessita, prejudicando assim, a nossa saúde.
Nessa dieta, você também estará perdendo peso, o que esquecem de contar, é que na verdade, você estará perdendo líquido e não queimando gorduras. Por fim, após algum tempo, você irá ganhar novamente todo o peso que perdeu, e até mesmo, como no caso das dietas restritivas, ganhará o dobro de peso.
Por essas e outras que é essencial contar com a ajuda de um profissional antes de iniciar uma dieta. Não vale nem um pouco a pena colocar a sua saúde em risco para depois engordar tudo novamente.
Espero que tenham gostado, e até a próxima! :)